sábado, 28 de junho de 2014

Misery (Louca Obsessão) - 1990

Uma das melhores adaptações de Stephen King para as telas tornou-se um dos meus favoritos


A interpretação da até então desconhecida Kathy Bates, rendeu um Oscar® de Melhor Atriz, assim como o Globo de Ouro.

É sempre bom ver e rever clássicos do cinema americano que de alguma forma ficaram gravados na memória de muitos por possuírem aspectos marcantes. Esta semana peguei a onda de ver vários deles, filmes que já eram do meu conhecimento mas que, no entanto, ainda não havia assistido, em especial os pertencentes do gênero thriller/suspense, que constituem meus favoritos. Acabei por descobrir o ótimo longa Misery (Louca Obsessão - em português).
1990 - 107 min. / EUA
O filme dirigido por Rob Reiner (Stand by Me) conta a história de Paul Sheldon (James Caan), um escritor veterano que sofre um acidente de carro causado por uma tempestade de neve em uma região isolada e então é encontrado e resgatado por uma uma ex-enfermeira que se identifica como sua fã número 1: possui todos os seus livros publicados e sabe tudo de cor e salteado, não só sobre suas obras mas também tudo sobre sua vida pessoal em minuciosos detalhes. Annie Wilkes (Kathy Bates) o acolhe em seu aconchegante e aparentemente tranquilo lar. Porém, a medida que recebe os cuidados necessários para se recuperar do péssimo estado em que se encontra, Paul passa a conhecer um lado sinistro e até então inimaginável de Wilkes. Sheldon que carregava consigo o seu mais novo livro resolve permitir que sua ‘generosa’ fã possa lê-lo antes mesmo de ser publicado. Mas, após descobrir que sua personagem favorita irá morrer ao final da história, Annie simplesmente surta e se transforma, colocando em evidencia uma personalidade totalmente obsessiva, sádica e descontroladoramente assustadora.

Impossibilitado de se deslocar normalmente e dependente de uma cadeira de rodas, Paul começa a enfrentar uma luta pela sobrevivência ali mesmo no quarto onde está confinado, tentando escapar das garras de Annie que se recusa a dar qualquer notícias sua a família e conhecidos, ao mesmo tempo o mantendo como refém e obrigando-o a reescrever sua história com um novo desfecho. A medida que os dias passam Paul passa a compreender quem realmente é aquela terrível mulher e quais são os motivos e eventos que configuram seu passado obscuro e assassino.
Baseado em uma das dezenas de obras do mestre Stephen King - um dos autores mais adaptados de todos os tempos -  Misery é tenso e com uma das melhores atuações dos últimos... sei lá, 1000 anos! Graças a Kathy Bates, posteriormente premiada com um merecidíssmo Oscar®. Suspense do começo até o último momento, este filmaço é diversão garantida e faz nos lembrar que todo fã é realmente um verdadeiro babaca.


Direção: Rob Reiner / Roteiro: William Goldman (baseado na obra de Stephen King) / Produção: Rob Reiner e Andrew Scheinmann, Steve Nicolaides e Jeffrey Stott (Co-produtores) / Elenco: James Caan, Kathy Bates, Richard Farnsworth e Lauren Bacall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário